sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Como favorecer o amor próprio/autoestima das crianças

mama_Benjamin Chaud
"Uma amiga partilhou este artigo comigo. A autoria é da psicóloga Katerina Kes, especializada em infância e família. 
Diz a autora que responder com um sim sim, está muito bem não adianta de muito. Está também provado que os elogios do género: és tão esperto, és tão inteligente, és tão giro fazem com que a criança/adolescente fique com medo de arriscar, com medo de falhar (o que é não só inevitável como necessário!), de não corresponder à imagem que lhe dão dela.
Qual a alternativa?
Reforçar a confiança em si mesma, promover o amor próprio, a confiança, o esforço, o processo e não o resultado.
Como? Aqui estão umas frases para ajudar.

Descreve o que vês diariamente:
  • Uau, que quarto arrumado e limpo!
  • Ena, fizeste a cama!
  • Estou a ver que arrumaste os livros todos na prateleira!
  • Que pinta, escolheste a roupa e vestiste-te sozinho!
  • Estou a ver que está a dar gozo desenhar!
  • Ena, que cores tão vivas que estás a usar!
Descreve o que sentes:
  • Gosto muito de estar contigo
  • Fico muito feliz por estar em casa contigo
  • Dá-me muito gozo passar tempo contigo
  • Sinto-me muito bem quando me ajudas
  • Gosto de te ouvir dizer isso
  • Gosto tanto que estejas aqui
  • Nós fazemos uma equipa
Mostra-lhe a tua confiança:
  • Confio em ti
  • Acredito em ti
  • Respeito a tua decisão
  • Não é fácil, mas sei que vais conseguir
  • Estás a fazer o correcto
  • Percebes bem as coisas
  • Como é que conseguiste?
  • Ensina-me a fazer isso!
  • Estás a fazer melhor do que antes e ainda vais melhorar
Reconhece o esforço e/ou sofrimento:
  • Vejo que trabalhaste muito para o conseguir
  • Estou a ver que te fartaste de dar o litro, continua assim
  • Posso imaginar o tempão que isso levou
  • Fico orgulhoso por ver que te esforçaste muito, é assim mesmo
  • Continua a empenha-te dessa forma, vais ver que as coisas vão correndo melhor
  • Deves ter feito uma boa planificação para correr assim bem
  • Os teus esforços recompensaram-te com um bom resultado, felicito-te
Agradece a ajuda e contribuição:
  • Obrigada por teres… (algo positivo e não de forma irónica)
  • Obrigada pela tua ajuda
  • Obrigada por compreenderes
  • Isso ajuda-me muito, agradeço-te
  • És um óptimo ajudante
  • Graças a ti, consegui acabar isto mais depressa
  • Graças à tua ajuda temos a casa mais limpa
  • Como me ajudaste já não temos tralhas espalhadas no chão
Ajuda-o a avaliar o resultado / leva em consideração a sua opinião:
  • O que é que te parece?
  • O que pensas sobre isto?
  • Gostas de ver como ficou?
  • Achas que te saiu melhor do que da outra vez?
  • O que é que mais gostas nisto?
  • O que pensas que podias fazer para melhorar?
Agradece o tempo que passam juntos*:
  • Gosto muito de passar tempo contigo
  • Obrigada por estares aqui comigo
  • Estou muito feliz por te ter aqui
  • Sinto-me muito bem ao teu lado
  • Estou mortinha por retomarmos o jogo amanhã
  • És uma pessoa muito interessante
  • És muito importante para mim, gosto muito de estar contigo
ilustração de Benjamin Chaud"